21.3.17

Sobre a lista dos países felizes

portugal ficou na posição não-sei-quantos que calha já na segunda metade da lista. a sério? mas as pessoas em portugal são assim tão infelizes? eu sei que não há empregos e que o trabalho é escasso*... mas aqui está sol o ano inteiro! isso não conta para nada? não? pronto, se calhar é só o meu lado emigrante a falar mais alto e a achar que aqui é só boa vida.

* embora acredite mais que não falta trabalho, falta vontade de trabalhar

8 comentários:

  1. houve uma pessoa da noruega, numa reportagem da TVI que disse tudo: a felicidade vem de dentro. não é só não haver vontade de trabalhar. é este hábito de reclamar, de olhar para o negativo, de nos inferiorizarmos, de nos acharmos pequeninos. mas isto sou eu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o português em geral tem medo de pensar grande. Acham sempre que não merecem/que não vale a pena/que dá muito trabalho. O mundo é só portugal e espanha. Coisa triste.

      Eliminar
  2. As pessoas em Portugal ainda conhecem pouco mundo e julgam as coisas apenas pelo que vêem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato. Portugal e espanha e "olha que mundo tão bonito". :(

      Eliminar
  3. "a pátria tem razões que a inteligência não entende, sobretudo a inteligência dos que nunca dela saíram" [por ares nunca dantes, conto de onésimo teotónio almeida, na colectânea o prazer da leitura da fnac, edição 2011]

    hoje, depois do almoço, estava a ler este conto quando tropecei nesta frase e lembrei-me logo de ti. ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas deviam todas emigrar assim no mínimo seis mesinhos. Só para rebentar a bolha da zona de conforto. Uma espécie de erasmus da vida. E depois voltavam, as que quisessem voltar - e provavelmente seria a maioria porque iriam perceber que portugal é bem melhor do que julgam. Afinal, 'there's no place like home' e as pessoas desvalorizam muito o simples facto de se ouvir falar português na rua.

      Eliminar
  4. Bem, eu falo por mim, mas quando estava em Portugal trabalhava tantas horas que não me fazia diferença se estava sol ou não =p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois se calhar é mesmo verdade que a vida em Portugal não é nada por aí além...

      Eliminar