31.10.16

Estas paredes cor de rosa, perdão, as minhas paredes cor de rosa, parte oito

na escola ensinaram-nos que devíamos escrever histórias com princípio, meio e fim. cabeça, tronco e membros. então perdoem-me porque o final desta história não me é conhecido ainda. mas sei que brevemente estas paredes cor de rosa vão deixar de ser minhas. sei que, brevemente, esta casa não mais será a minha casa. e sei que, brevemente, eu vou perder um bocadinho do mundo porque vou perder esta cidade. tomar decisões nunca foi comigo. eu tenho dificuldade até em escolher o que é que quero jantar, quanto mais o que é que quero fazer com a minha vida. tomar decisões é uma coisa que faz as minhas mãos transpirarem, a respiração acelerar e o meu humor ficar impossível. tomar decisões que tenham um grande potencial de mudar a minha vida, só agravam ainda mais esses sintomas.
exatamente há um ano atrás, quando soprava vinte e uma velas do meu bolo de aniversário, as minhas amigas do coração ofereceram-me um postal que - não me conhecessem elas tão bem - dizia a vida começa onde a tua zona de conforto acaba. esse postal está comigo desde o dia em que me fui embora. disseram-me elas que era um postal inspirador para momentos difíceis. desenganem-se já se estão a pensar que isso tornou a decisão mais fácil. uma ova é que tomou a decisão mais fácil. muita coisa boa vem das coisas fáceis. mas nada de fantástico. e às vezes o que nós precisamos é mesmo de qualquer coisa fantástica, ou com um enorme potencial de o ser, para dar a volta a tudo e pôr o mundo de pernas para o ar e fazer-te ficar acordada a noite toda a olhar para as estrelas no teto. eu não sei o que foi, talvez demasiada impulsividade - para variar - mas, naquele momento, não me apeteceu ignorar o que estava a pensar e o que a situação me fazia sentir. e então agarrei no telemóvel e respondi ao email. good evening, I'm very happy to accept your offer. e a seguir larguei o telemóvel e chorei. chorei porque esse foi o dia em que estas paredes cor de rosa deixaram de ser minhas. e caramba, se me tivessem dito isto há uns meses atrás eu tinha achado que estavam todos loucos, mas a verdade é esta: dificilmente vai haver uma cidade que signifique tanto para mim como esta, que me tenha dado tantas coisas como esta. e eu não anseio o momento da despedida.

parabéns manganet. a mim, aos meus vinte e dois, e a tudo o que esta cidade me deu. for better things to come.

4 comentários:

  1. PARABÉÉÉÉNS
    não te esqueças que 22 em estilo-mãos são dois V de vitória ;) Não pode ser à toa

    ResponderEliminar
  2. Obrigada!
    Espero que tenhas razão e que realmente seja um bom sinal ;)

    ResponderEliminar
  3. primeiro, paredes cor-de-rosa são muito amor, fala a voz da experiência. mas quais não são? o mundo é cheio de paredes e todas merecem amor. e está tudo bem ser constrangedor ao início, pessoas estranhas também nos são. dentro de cada parede bate um coração e o amor leva tempo a nascer. algumas paredes ficam connosco mais tempo, outras são amores de verão, outras ainda relacionamentos sérios mas com data de término marcada. uma coisa é certa: paredes não podem ser aquários. quando elas nos impedem de crescer temos de as deixar. requer coragem, mas tu sempre tens uma dose extra dela no bolso para as ocasiões. gosto muito disso em ti. fechas os olhos e lança-la. seja o que flor. e o que flor florescerá. toda a sorte e energia do mundo para esse novo voo.

    ResponderEliminar
  4. Seja o que flor :)
    Mal por mal, ao menos que seja uma boa história para contar.

    ResponderEliminar