1.10.15

Quanto mais conheço outros serviços de secretariado de outras instituições, mais convencida fico de que o daquela faculdade é o pior de todos

[serve a seguinte publicação para descarregar a minha frustração depois de mais uma visita à secretaria da faculdade]

quando te diriges à secretaria, dizes que precisas de uma declaração disto e daquilo e te dizem não fazemos as coisas já não estão a começar muito bem. Quando praticamente nem te querem a ouvir justificar porque é que precisas daquilo ou porque é que tem de ser com tanta urgência, pior ainda. A secretaria da minha faculdade ganhava com distinção um lugar no top 10 das piores secretarias. Depois de muito teimar comigo que não me podia passar a tal declaração, lá disse que iam ver o que se pode fazer, preencha o requerimento e vá à tesouraria pagar. Até esse ponto as coisas não estavam brilhantes mas também não estavam péssimas. Hoje chego lá e pergunto se já chegou a declaração de que estou à espera, a senhora vai verificar e diz que ainda não. Disse-lhe que pedi em carácter de urgência e que precisava da declaração ainda hoje. não tenho nada a ver com isso. Vai buscar a folha que eu escrevi com o requerimento, volta e sai-se com um a menina deve estar a gozar com o nosso trabalho... Pediu isto a semana passada e já queria que estivesse pronto?!". Disse-lhe que sim e que tinha deixado indicação com a colega de que precisava daquilo até ao final do mês. Acontece que pelos vistos naquela faculdade dizer "até ao final do mês" é o mesmo que dizer "até ao final da semana em que acaba o mês", pelo que ficou registado que era para tentar passar aquilo até sexta feira. Tentar. Tentar! desculpe, não está a perceber... Eu preciso desse documento hoje, não é na sexta feira! e a senhora, sempre muito simpática, não tenho nada a ver com isso. A menina nem sequer pagou a taxa de urgência.... Expliquei que tinha pago exatamente o que me mandaram pagar e que se fosse pela taxa a pagava agora mas que precisava era do documento. Andando para a frente uns dez minutos na conversa, acabei por sair de lá sem documento e a senhora ainda me disse que eu estava a ser muito injusta para os meus colegas porque estava a obrigá-las a passar a minha declaração à frente das dos outros e que por isso já devia estar muito agradecida! Quando lhe perguntei como é que poderia confirmar se na sexta feira aquilo já estava pronto responde-me que terei de lá ir para perguntar. Disse-lhe que era ridículo uma pessoa não conseguir entrar em contacto com a secretaria por telefone porque nunca atendem. A menina entrou agora para o primeiro ano por acaso?! Não pois não?! Então já devia saber que nós aqui na secretaria estamos sempre muitíssimo ocupados e não temos tempo para atender o telefone!. Opa, juro, que serviço tão mau e que pessoa tão antipática! E no fim ainda teve a lata de me dizer que a secretaria já tinha encerrado e que ela ainda tinha mais pessoas para atender e que por isso eu tinha de me ir embora porque já lhe disse tudo o que tinha a dizer. Boa tarde. Arrrrrrrrgggg!!!
Ah! E quando perguntei se me podiam passar a declaração escrita em inglês?! em inglês?! Claro que não... Estamos em Portugal que eu saiba... Só passamos declarações em português. Mas é que assim eu ainda tenho de ir mandar traduzir isso a seguir, ou seja, é mais tempo que preciso e eu já lhe disse que não tenho esse tempo... Não há ninguém que consiga escrever isso em inglês?! Estamos numa faculdade... É precisamente a política da faculdade não passar declarações escritas noutra língua que não o português. Então e para os alunos de Erasmus? Também passam as declarações em português? isso são outras situações. Arrrrrrrggggg vezes dois.

6 comentários:

  1. Escreve no livro de reclamações. A má educação com que ela te tratou é motivo mais que suficiente. Se convenceres mais duas ou três pessoas a reclamarem pelo mesmo motivo conseguem que ela seja despedida, falo por experiência.

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  2. imagino que sejam diplomas e coisas tais. por norma acho sempre que as secretarias gerais são mais eficientes nesses assuntos porque as da faculdade por norma fazem ponte. mas caramba, na uc há sempre a opção em inglês (a pagar mais claro). é uma espera mortífera mas compensa.

    contudo.... (vem aí história) na minha primeira faculdade em que precisava dos certificados, fichas de unidade curricular e tudo e tudo para submeter a candidatura de transferência (também com prazo), nitidamente não mas queriam dar, empatavam até mais não. então barriquei-me lá um dia até me darem as coisas. de verdade.

    na uc quando as coisas complicam temos um método que resulta: pedimos o livro de reclamações. é quase milagre.

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  3. Anaa:
    Deixa lá, já não ando naquela faculdade, os outros que a aturem muahahaha.

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  4. pê:
    Nem era nada disso. Nem era necessário ser um documento oficial. Só era preciso que a senhora abrisse o word e escrevesse. Enfim.

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  5. Eu contava-te a minha aventura esta semana porque precisei desses documentos para renovar o meu ID para a minha transferência de Inverno e surpresa das surpresas foi tão melhor ou pior que a tua. Depende da perspectiva.
    Frases como "porque é que me mandaram o email em inglês se eu estou em Portugal, menina?" "eu não sou obrigada a responder" "olhe, mas eu tenho mais coisas a tratar do que responder a estes senhores. não lhe basta levar as certidões com o carimbo oficial?".

    É. Pois.

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  6. As pessoas são sempre tão amorosas...

    (e respondendo ao teu outro comentário: sim, vou para lá aquele tempo todo. Precisamente por saber que depois dificilmente voltarei a usar aquelas roupas é que dispenso estar com grandes compras nessa área, já me chega o dinheiro que já gastei nisso :p)

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