14.2.13

Muffins com compota de frutos silvestres em forma de corações porque hoje é dia dos amigos*

*feliz dia dos amigos!

a verdade é que me apetecia fazer muffins e precisava de uma desculpa para isso: hoje é dia dos amigos [sim sim, dos namorados também, é dia disso tudo]. Apetecia-me experimentar alguma coisa diferente e foi aí que me lembrei do frasco de compota no fundo do armário. A minha mãe tinha-o comprado há já vários meses e esteve sempre à espera de uma ocasião especial e de uma receita à altura para o abrir (há quem faça isso com vinho & coisas). Eu achei que esta era a tal ocasião especial: fazer uma prenda do dia dos amigos para a mamã. Fui à internet procurar uma receita de muffins com compotas mas não encontrei nada que me agradasse e acabei por inventar uma (sou muito dotada, 'tá?). Tenho a dizer que os muffins ficaram de-li-ci-o-sos. Super leves e fofos e a compota no meio deu-lhes aquele toque especial.
- 1 iogurte grego natural
- 1 copo (do iogurte) de açúcar
- 1 e 1/2 copo de farinha
- 1 c. de chá de fermento
- 2 c. de sopa de compota
- 3 ovos

Separa-se as gemas e as claras. Bate-se as claras em castelo.
Bate-se as gemas com o iogurte e com o açúcar.
Junta-se a compota.
Junta-se a farinha e o fermento e bate-se bem.
Envolve-se as claras em castelo na restante massa.
Separa-se a massa pelas formas de muffins e coloca-se uma colher de chá de compota por cima de cada forma. Vai ao forno pré-aquecido a 210ºC (depois de se colocar lá os muffins baixa-se a temperatura para 190ºC) durante cerca de 20 minutos. Tenta-se não se comer todos de uma vez.


1 comentário:

  1. Parece-me que arranjámos um negócio...postais em troca de bolinhos! MuahMuahMuah! :))

    ResponderEliminar